Pages - Menu

Template temporário! Grata pela compreensão!

ALERTA: Pseudo-sociopata

- Ah! Falei com um pseudo-sociopata no telefone, que emoção!

Não sabe o que é? Tudo bem, eu explico resumidamente.
São aqueles adolescentes (geralmente entre 12 e 21 anos) que querem ser vistos pela sociedade de uma forma diferente, e como não sabem o que fazer para chamar a atenção, acabam fazendo papel de idiota.
Ainda não entendeu? ...Por exemplo:
Escandalos e gritarias no meio da rua (sem violência física), são contra tudo e todos, adoram mentir (tanto que poucos confiam neles), são muito egoístas, agem e mantém relações somente por interesse, sempre são a vítima e nunca o culpado (na mente deles), adoram manipular as pessoas e sentem-se superiores a tudo e todos.

Cuidado, essa é a mais antiga nova modinha entre os jovens, se você conhece alguém com essas "qualidades" e já tentou ajudar mas não obteve sucesso, o melhor é se afastar antes que estraguem sua vida.

Como eles agem? Depende... mas no geral é assim:
Em público; geralmente chamam a atenção por serem sedutores (nem sempre bonitos), amáveis e geralmente cheios de pessoas em volta (cada dia uma pessoa diferente). São difíceis de manter uma amizade. Alguns são sorridentes e cativantes, outros já são mais quietos, mas seu ponto forte é o olhar e as palavras.
Em particular; escolhem uma ou duas pessoas (essas pessoas sempre tem baixa auto-estima, pouca auto-confiança e são dependentes emocionalmente), começam com uma ótima amizade, contróem sentimentos de afeto, amor, respeito e confiança. (não se enganem, somente você vai sentir isso, da parte deles será apenas fingimentos e teatrinhos).
Quando sentem que o "terreno" é deles, começam sutilmente a agir (sempre a favor deles). Que você faça coisas por eles, que pague uma coisa ali ou aqui, que não coloque os cotovelos na mesa, que cancele encontros com outros...
Depois começam a fazer sua cabeça, mostram à você os defeitos de seus amigos (jamais os deles, pois farão você achar que são perfeitos), fazem intrigas, e resulta que você se afasta de todos, menos do pseudo-sociopata. É onde o real perigo começa, pois você passa a ser totalmente dependente (sem perceber) da pessoa, eles investem na área emocional, mas nessa altura já devem estar dominando outras partes também, como profissional (estudos, trabalho), amorosa (inferno no namoro, camentos...), social (perca ou afastamento de amigos).
As manipulações passam a ser constantes, e você raramente perceberá a existência delas, sua vida começa a se focar nos desejos do pseudo-sociopata, e se ele achar legal (a maioria acha) vão infernizar sua vida e depois pedir mil desculpas.

Então um aviso, antes que chegue nesse estágio, se afaste. Vale mais a pena perder uma amizade do que o sossego de sua vida.

Descrevi de uma forma descontraída, porque o assunto é tenso e não quero esse clima no blog, pode parecer que pessoas assim não existam, mas cuidado, elas estão onde você menos imagina, e são difíceis de serem "descobertas" porque sabem muito bem usar as palavras a seu favor, e suas mentiras são bem elaboradas, porém eles são pessoas como nós, não são invencíveis, e todos tem um ponto fraco, apesar de gostarem de passar a imagem de serem fodões.

Agora o mais importante, a diferença entre um pseudo-sociopata e um sociopata de verdade, é que os pseudos fingem, agem assim para chamar a atenção, porque acham legal serem considerados loucos ou coisa do tipo. JAMAIS se culpe, e não deixe eles culparem você pelos erros ou problemas na vida deles.